domingo, junho 18, 2006

A bandeira do futebol

Mais do que a bandeira de Portugal, o que vemos à janela das casas por esse país fora é o símbolo da selecção de futebol. Serve para tudo: para vender mais jornais, para ganhar mais clientes, para dar ainda mais ânimo e euforia aos adeptos que fingem durante um mês ser mais patriotas que o Presidente da República. Não interessa se se invade o espaço, as cores da bandeira com logótipos de empresas ou frases publicitárias. O que importa é que 90% do espaço ocupado no pano traduz o símbolo nacional e com isso iludir os fervorosos consumidores. Enquanto eles desfilam com o pano das cores nacionais, divulgam o produto e a marca de um qualquer banco ou loja de tintas.
Não tenho bandeira à janela, não me choca que na minha rua haja novas cores nas varandas, mas não deixa de me irritar a presença de símbolos e marcas num espaço que deve ser respeitado. A bandeira é um símbolo de uma nação. Não devia ser utilizado para fins comerciais.

Sem comentários: