quinta-feira, agosto 31, 2006

Energia

Realmente não fui feita para ter muito tempo. Sempre que tenho coisas para fazer com prazos do tipo duas semanas ou um mês ando a arrastar-me pela casa, sempre a pensar que ainda falta muito. A melhor parte é quando o prazo começa a apertar e eu sinto aquela dorzita de barriga a dar o alerta. Fora as noites agitadas a fazer checklists mentais e dias como o de hoje em que me doem os dedos de tanto escrever... o que eu gosto é mesmo de uns bons momentos de stress! É quando produzo mais, tenho mais ideias, sou muito mais competente.
Já agora, para quem é fanático das listinhas para tudo encontrei este site http://www.checklists.com/ que apesar de ser horrível graficamente pode ser útil.

terça-feira, agosto 29, 2006

Construir

Acho fantástico as pessoas que têm força para construir coisas. Deixar marca no que fazem, fazer nascer associações, criar uma empresa, dar vida a um projecto. Não ficar parado à espera que a chuva caia no mar é uma virtude.

sexta-feira, agosto 25, 2006

Hoje vi pessoas a chorar porque trabalham a 200%, dão o litro, o corpo e a alma a um projecto e nunca são recompensadas. Vi um jovem a ouvir conselhos de um velho no banco do jardim que lhe dizia que é preciso acreditar em Deus para levar melhor a vida. Na estação, vi um idoso a ler o horário dos comboios com uma lupa, apesar dos óculos de lentes grossas que trazia (será que custa pôr as letras maiores?!). Ouvi propostas salariais chocantes. Abaixo do limiar da pobreza. Que eu não faria nem sequer à querida D. Ana que me vem limpar a casa. Hoje vi.

quarta-feira, agosto 23, 2006

100%

Para ser grande, sê inteiro: nada
teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.
Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.

É o meu preferido de Ricardo Reis (Fernando Pessoa) e senti arrepios quando o vi cravado na lápide do poeta no Mosteiro dos Jerónimos. Uma coincidência boa.

sexta-feira, agosto 11, 2006

Neve


Um pouco de frio para combater este calor que se cola ao corpo

quinta-feira, agosto 10, 2006

Fim dos queixumes

Refeita do susto, já tracei um plano para os próximos tempos. Não vale a pena estar a lamentar-me do azar que me persegue. É um facto que quase todos os trabalhos que tive acabaram por ter de fechar portas por motivos financeiros... será que tenho um karma qualquer estranho??
Enfim, neste momento é mesmo "rir para não chorar". E vou de férias. E estou quase quase a vender a minha casa. E sou uma pessoa feliz. Estou rodeada de pessoas boas. E tenho ao meu lado a melhor delas todas. Não dá para me queixar.

terça-feira, agosto 08, 2006

Intuição

Quando escrevi o último post estava longe de imaginar que hoje tinha de voltar a procurar trabalho. Desta vez, estava a começar a desfrutar da estabilidade e a verdade é que a vida profissional era, neste momento, a última das minhas preocupações. Nunca fui boa a fazer premonições ou a seguir a minha intuição.

quarta-feira, agosto 02, 2006

Probabilidades

Fiz 28 anos há pouco tempo e ofereceram-me um livro. Na dedicatória escreveram, entre outras coisas, que "a vida é que o que fazemos dela". Passei os dias seguintes a pensar nesta frase cliché e cheguei à conclusão que, sim, que a vida está nas nossas mãos, somos nós que escolhemos o caminho. Mas não está na totalidade. As nossas escolhas são feitas com base no que nos acontece, na nossa "fatalidade", destino, sei lá. Eu não escolhi estar quatro anos a lutar por um emprego. Nem ter de lidar com as novidades menos boas que nos aconteceram nesta semana. O que posso fazer é reagir, tentar contornar os obstáculos e chegar a alguma conclusão. Mesmo que seja má.
Mando na minha vida só quando tento resolver os problemas que aparecem e, aí, defino o futuro, faço girar a roda das probabilidades.